Dicas para quem está começando a estudar Filosofia


Você vai fazer o Enem esse ano ou acabou de entrar na graduação em Filosofia? Está perdido e precisa de algumas dicas de estudo? Então, esse artigo é para você!

A especificidade da Filosofia


Cada área do conhecimento tem características próprias e com a Filosofia, não é diferente. Para além das discussões sobre o que é a Filosofia, uma coisa com a qual todos concordam é que ela lida com argumentos. 

Por isso, entender o movimento da argumentação é uma primeira e, talvez, a mais importante dica para estudar Filosofia. Faça uma primeira leitura para ter uma visão panorâmica do texto e depois releia com atenção, marcando os argumentos, observe como eles estão encadeados (como um argumento refuta ou leva a outro) e procure explicá-los com suas próprias palavras, para ter certeza de que você entendeu.

Conheça o contexto maior


Uma vez que lida com argumentos, a Filosofia não fica datada, ou seja, o que Aristóteles disse há mais de 2.000 anos ainda pode ser discutido hoje em dia. Porém, conhecer o contexto maior em que um determinado filósofo viveu, ajuda a entender melhor o seu pensamento. E quando falamos em contexto maior, nos referimos à língua, ao momento histórico, aos costumes sociais, à escola filosófica, etc. 

Com esses elementos, você ganha importantes chaves de leitura!

Use os manuais, mas não pare neles


Os manuais ajudam a ter uma primeira visão sobre os filósofos à luz dos períodos da história da filosofia e isso é uma ajuda valiosa, quando você está começando nos estudos filosóficos. Os livros do professor Danilo Marcondes são um bom exemplo disso: Iniciação à História da Filosofia, a coleção "Textos básicos" (de Filosofia, de Ética, de Linguagem, etc). Eles fornecem uma breve biografia do filósofo e apresentam os principais elementos de seu pensamento, constituindo uma boa porta de entrada para o estudo de história da filosofia.

Mas... nada disso substitui a leitura das obras originais! É preciso dedicar-se ao texto, perceber o movimento argumentativo, o estilo da linguagem do filósofo, o modo como organiza o texto.

Se você vai fazer o Enem...



  • Treine a fluência na leitura. Em uma prova extensa como o Enem, ler com fluência é fundamental para conseguir um bom resultado. E como fazer isso? Lendo!

  • Treine redação. Se você faz cursinho, faça as redações que o professor pedir na disciplina, mas vá além! Treine vários temas, faça e refaça seus textos. A prática leva à perfeição.E lembre-se de que a Filosofia e a Sociologia ajudam e muito no desenvolvimento da redação!

  • Repita o mantra: matéria dada é matéria estudada. Você acha que dá pra conseguir uma boa pontuação só assistindo às aulas do cursinho? Está enganado! 90% do seu resultado depende do que você faz fora das aulas. Então, faça os exercícios, simulados, busque vídeos e artigos na internet. Assim, você solidifica o conhecimento.

  • Distribua o estudo das disciplinas durante a semana. Faça uma grade de estudo, intercalando as disciplinas e trace metas semanais (por exemplo: fazer 10 questões de cada disciplina, estudar 2 horas por dia). Ao bater suas metas, se dê pequenas recompensas. Isso ajuda a criar bons hábitos de estudo.

  • Não deixe para estudar na véspera. O Enem é como uma maratona: uma prova longa e cansativa. Você não se prepara para ela no dia anterior. Cada dia de estudo conta. Cada minuto é precioso.

Gostou das dicas? Quer ver mais conteúdo desse tipo por aqui? Então, comenta aqui embaixo e compartilha esse artigo com seus amigos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.